quinta-feira, 11 de junho de 2009

O FUTURO DAS MÍDIAS DIGITAIS


Não há dúvida que a tecnologia vem provocando uma série de mudanças. As principais, na ótica dos anunciantes, são uso intensivo da internet; proliferação de sites de empresas; ampliação dos negócios; comunicação ágil sobre eventos; interatividade com clientes; facilitação da vida do consumidor; fortalecimento dos canais de entretenimento; maior segurança com a utilização de chips; e customização das ofertas.

O que se verá doravante é um crescimento acelerado da internet, que vai atingir cada vez mais pessoas. Ao mesmo tempo, o uso das mídias digitais vai se generalizar entre as empresas, e elas serão mais eficientes em termos de resultado publicitário. Outra aposta é que a indústria de games ocupará mais espaço, bem como a TV Digital, que ocupará parte do espaço da internet. A convergência entre as mídias vai se intensificar, com o celular emergindo como meio de informação. E os show rooms no futuro serão mais interativos.
Os veículos de comunicação tradicionais, obviamente, não serão descartados. A percepção de agência e anunciantes é de que anúncios em jornal são muito caros, mas o meio continuará existindo, embora tenha que se reciclar, se renovar, para não morrer. Uma alternativa serão os jornais em formato tablóide, para redução de custos, ou ainda a possibilidade de as publicações se tomarem gratuitas. Mas, de alguma forma, o jornal terá que se reinventar.
A televisão ainda é vista como um meio importante e continuará forte como mídia de massa devido, principalmente, aos grandes varejistas. No meio revista deverá aumentar a segmentação e a migração para a mídia digital. A opinião geral é de que uma mídia complementa a outra e o futuro da mídia tradicional é a sinergia com a digital.

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